quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Biólogo, a profissão da EXISTÊNCIA.



A Profissão foi instituída no Brasil há 75 anos com o primeiro curso, então denominado de História Natural. Em 03 de setembro de 1979, foi sancionada a Lei n.º 6.684, pelo então Presidente da Republica João Baptista Figueiredo, que regulamentou a Profissão de Biólogo e criou o ConselhoFederal de Biologia - CFBio e os Conselhos Regionais de Biologia – CRBios, definindo-os, em conjunto, como Autarquia Federal com personalidade jurídica de direito público, dotadas de autonomia administrativa e financeira e mantidas por contribuições de cada profissional inscrito, quando de sua habilitação para o exercício profissional, à semelhança dos demais conselhos profissionais já existentes. As Associações de Biólogos em atividade na época da regulamentação da profissão convencionaram estabelecer a data da sanção dessa Lei como Dia Nacional do Biólogo - 03 de setembro.

A data tem um significado especial, de uma conquista resultante de intensos esforços envidados pelas Associações de Biólogos do País, durante uma década aproximadamente, com trabalhos iniciados pelo primeiro presidente da Associação Paulista de Biólogos – APAB, Dr. Paulo Nogueira Neto e seus companheiros, junto às autoridades do Executivo e Legislativo Federal.

Essa linda profissão que é consequência do curso superior de Biologia (Ciências Biológicas), é um dom existente no material genético do Biólogo, que vai trilhando seu caminho desde sua existência fetal. Nasce, observa o mundo em sua volta, e deseja conhecê-lo mais de perto, importando-se com os pequenos detalhes imperceptíveis aos olhos de muitos Homo sapiens sapiens.

Comemorar o dia do Biólogo sem lembrar do ícone de grande importância é impossível, Darwin, para muitos é a maior referência dessa profissão, principalmente pela sua Eleita teoria, “Seleção natural”. Assim como muitos cientistas, Darwin teve muitas dificuldades em seu tempo, pois era inadmissível seu conceito de mundo, e suas grandes observações de como a vida prosseguia sem a ajuda de um criador por trás das maravilhas da natureza. Por sua persistência, grandes estudos e publicações, hoje os biólogos, podem realizar suas pesquisas com mais apoios que antigamente.

Biólogo sem a natureza não existe. A natureza sem o biólogo, ainda não estaria aqui. Preservar, restaurar, aprender e ensinar, serão sempre os deveres dessa profissão, pois enquanto houver uma alma amarrada em um laço infinito com a natureza, ainda existirá grandes pessoas contribuindo para um mundo melhor, saudável e que ainda possa respirar.

Feliz dia do Biólogo!

Por: J.A. Pirangelo






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário