segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Queimada do mato seco e Cana-de-açúcar


Um problema grande que enfrentamos ha muito tempo em nosso "amado" Brasil, é a constante queima de mato seco e cana-de-açúcar. Essas queimadas vêm causando enormes problemas à saúde da população que sofre com a fumaça que se alastra por toda cidade, invadindo suas casas, impossibilitando qualquer tentativa de dispersão dessa contaminação perigosa.

Para o ato de  queimar qualquer coisa, com o propósito de se livrar dela ou dos inconvenientes por ela causados, gerando poluição, realmente ou potencialmente causadora de danos à saúde humana, é crime, na medida em que infringe o artigo 54, da Lei do Meio Ambiente (Lei Federal 9 605, de 12/2/98). Esse artigo afirma que "é crime causar poluição, dequalquer natureza, em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora". 

De acordo com a Coordenadoria de Controle de Doenças (CDC) a fumaça produzida pela queimada produz substâncias químicas que penetram no solo e nas plantas, expondo as pessoas ao risco de adoecerem pela inalação, causando problemas que atinge o aparelho respiratório. Mas os prejuízos à saúde pode se dar também pela ingestão de alimentos contaminados com: ma­te­rial particulado (pó da queimada urbana), monóxido de carbono, ácido clorídrico, ácido cianí­drico, benzeno (causador de pedra nos rins), estireno, formaldeído, arsênio, benzopireno, dioxina, fu­rano, hidrocarbonetos policíclicos e metais pesados. São riscos graves que corremos com essas queimadas imprudentes e mesmo com tantas campanhas e informações sobre esse crime, pessoas acabam causando-as sem a menor preocupação com a saúde alheia.

Segundo a pesquisa feita pelo CD­C, um dos fatores responsáveis pelo adoecimento da pessoa que inala essa fumaça, é a quantidade absorvida na inspiração. A queima de 1 quilo de folhas, ou galhos, ou lixo, durante 10 minutos a uma temperatura de 200 a 400 graus Célsius é suficiente para desencadear sintomas respiratórios, e de pele, em adultos distantes até 500 metros do foco da queimada. Mas os problemas podem ocorrer também na ingestão de alimentos contaminados pela fumaça, nesse caso predominando doenças no fígado e nos rins.

Além destes fatores os sintomas variam de intensidade nas crianças, adultos e idosos porque alguns são mais sensíveis que outros. É preocupante cada vez mais o descaso de pessoas que causam essas queimadas. Se alguns lutam pelo bem em comum, outros aprofundam-se no egocentrismo, importando dessa forma, apenas o "bem" que fará à si mesmo com sua atitude.

Se você presenciar esse crime, denuncie, é de graça e fará bem à sua cidade e saúde. Acesse o site do IBAMA e contribua com o meio ambiente: http://www.ibama.gov.br/cadastro-ocorrencias 


Por: J.A. Pirangelo


 Twitter  Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário