terça-feira, 7 de maio de 2019

Cadê o Frio?






      O outono chegou há mais de um mês e meio, mas ainda não sentimos as mudanças climáticas de fato em nosso país, ou em boa parte dele. Em muitos países, é comum nessa época um aumento nos ventos e queda nas temperaturas, mas nem sempre isso ocorre, o que nos faz questionar se realmente estamos vivendo uma temporada de outono ou apenas um prolongamento do verão e seus 38ºC ou mais. 


       Entenda porque esse fenômeno está ocorrendo em nosso país. 


    O calor permanece graças ao El Ninõ. Um é um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no Oceano Pacífico Tropical. Altera o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, afetando assim, os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias. Por isso, as massas de ar frio param nos oceanos, impedindo a entrada nos estados brasileiros.


    Derivada do espanhol, a palavra "El Niño" refere-se à presença de águas quentes que todos os anos aparecem na costa norte de Peru, na época de Natal. Os pescadores do Peru e Equador chamaram a esta presença de águas mais quentes de corrente El Niño, em referência ao Niño Jesus (Menino Jesus), isso pelo fato de que a ocorrência da ressurgência proporciona o acréscimo de peixe na superfície marítima.


    Os meteorologistas já alertaram que o El Niño vai perdurar durante o ano de 2019,  mantendo temperaturas altas no outono e inverno. Porém, teremos períodos curtos de massa de ar fria, que irá refrescar nossas casas. Para os amantes de frio, preparem os casacos, pois os dias de geada serão poucos e repentinos. E para os amantes de calor, piscina, praia e banhos de sol serão possíveis durante todo o ano.


                                                                                                                
          
          


Por: J.A. Pirangelo




Nenhum comentário:

Postar um comentário