terça-feira, 8 de março de 2016

CONSERVAÇÃO OU PRESERVAÇÃO?









Embora esses conceitos soem similares, há uma boa diferença quanto a sua prática. É comum a confusão quando há duas linhas de estudos próximas, tentamos ligá-las, torná-las unificadas, mas é nessa tentativa que mora o erro de muitos. Conservação e Preservação são duas linhas de estudos e ações nas quais o meio ambiente é o foco, mas divergem quando colocadas em prática. A conservação está mais próxima de nós enquanto a preservação se distancia por questões de segurança das espécies. 

A conservação trabalha com o meio ambiente e o Homem concomitantemente, criando um equilíbrio entre nós e as espécies que vivem ao nosso redor. Esse equilíbrio é necessário por causa do aumento espacial que os meios urbanos vêm invadindo. Sem os meios de conservação, é certo que as espécies estariam sendo expulsas sem dó nem piedade de seus habitats ou quando elas adentram em meio urbano, passássemos por cima sem pensar em causas maiores. Esses manejos conservacionais ajudam muito na sobrevivência de muitas espécies que hoje vivem em contato direto com nós, auxiliando em corredores ecológicos, áreas com fiscalização, leis ambientais, medidas preventivas quanto à animais peçonhentos ou de maior risco de contato. Ela fornece à nós e aos outros indivíduos, espaço, limites, precauções e entendimento do equilíbrio natural de nosso planta.

Preservação é fundamental em nosso meio ambiente. Estudo responsável por tornar áreas ou espécies intocáveis, restritas. Sem ela, boa parte de nosso planeta já estaria indo por água abaixo (apesar que boa parte já está indo...). Por meio de estudos e análise de cada caso de área ou indivíduo, a preservação cria soluções para manter determinado objeto de estudo no meio sem outra alternativa, enfatizando sua necessidade para o ambiente que está situado. A intocabilidade que a preservação traz é para benefício exclusivamente do nosso planeta e não açoes egoístas como muitas pessoas a enxergam. Atualmente, necessitamos cada vez mais de medidas preservacionistas graças ao descaso do ser humano com seu ambiente de origem. 

Somando-se, preservação e conservação, temos fortes linhas de estudos para que o meio em que vivemos continue vivo. Há muitas profissões que dedicam sua vida para encontrar métodos eficientes em manter a harmonia do planeta, retardando assim algum caos maior. Nossa conscientização quanto à essas duas áreas é necessária, transcendendo assim a ideia de que os "Seres Humanos é que precisam estar vivos e ativos no meio". Não vivemos sozinhos, assim como essas áreas não trabalham sozinhas. Elas estão em constate contato e formam uma parceria única, ímpar! Conservar e Preservar são estudos diferentes, mas a importância e carinho pela natureza, com certeza é reciproca.



Por: J.A. Pirangelo


Nenhum comentário:

Postar um comentário