terça-feira, 5 de agosto de 2014

O que é Chuva de Meteoros?


29/07/14


A chuva de meteoros, ou mais popularmente de estrelas cadentes, nada mais é do que a entrada na atmosfera terrestre de pequenas partículas sólidas vindas do espaço. Quando a Terra passa pelo rastro de cometas este fenômeno pode ser visto com mais intensidade, já que estes objetos espaciais, formados por gelo e poeira, desprendem uma grande quantidade de "resíduos" ao viajar perto do Sol.

Estes resíduos ou meteoritos entram em contato com as camadas densas da atmosfera a velocidades que vão de 15 a 70 quilômetros por segundo. A fricção com o ar faz com que a poeira estelar se torne incandescente e depois volátil. Eletrizado em sua passagem, o ar fica luminescente, dando a impressão de um rastro luminoso que parece vir do mesmo lugar do céu: a constelação de Perseu, no caso das Perseidas, a de Leão, no caso das Leonidas, e a de Gêmeos, no caso das Geminidas.
Algumas chuvas de meteoros são bem conhecidas e regulares. Como o nosso planeta sempre cruza os cinturão de meteoróides no mesmo ponto da sua órbita, as chuvas sempre ocorrem nas mesmas datas de cada ano. São as chuvas de meteoros anuais.

O fenômeno foi identificado pelo astrônomo italiano Giovanni Schiaparelli (1835-1910). Em 1862, ele descobriu que a ocorrência da chuva de meteoros Perseidas coincidia com a órbita do cometa Swift-Tuttle. Após ter comprovado esta relação, Schiaparelli chegou à conclusão de que os cometas produzem enxames de poeira que causam as chuvas de meteoros. Desde então, a maioria desses fenômenos é associada a cometas, estrelas cadentes, que até são vítimas de alguns desejos de cresntes no misticismo que há por trás desses corpos galáticos.

Nessa madrugada (terça para quarta), poderemos presenciar o fenômeno de duas chuvas de meteoros, que poderá ser observada de todo o Brasil. Não será necessário nenhum equipamento especial, apenas um céu limpo. Para que a visão seja perfeita desse acontecimento anual, segue abaixo algumas dicas:
 - Fique longe de luzes como postes de energia, luminárias, etc;
 - Procure no céu o local mais limpo para observar;
 - Prepare-se para acordar (se for dormir) com alguns minutos de antecedência. Como o evento não é controlado, pode acontecer adiantado ou atrasado na madurgada;
  - Se for fotografar, faça isso sem o flash da câmera, para não clarear muito o ambiente e perder a perspectiva que o evento proporciona.

Para mais informações sobre a chuva de meteoros que acontecerá hoje, acesse a página da folha: http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2014/07/29/chuva-de-meteoros-dupla-para-hoje/


Por: J.A. Pirangelo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário